17 de jan. de 2013

No próximo domingo o Brasil comemora o "Dia Nacional do Fusca"




No próximo domingo 20, será comemorado mais "Dia Nacional do Fusca", que celebra mais de 50 anos de história de um dos veículos mais queridos e vendidos no mercado automobilístico. Com mais de 3 milhões de unidades comercializadas no Brasil, o Fusca foi produzido entre 1959 e 1996 na fábrica da Anchieta da Volkswagen do Brasil, em São Bernardo do Campo (SP).
A produção foi interrompida em 1986 retornando em 1993 a pedido do então presidente do Brasil, Itamar Franco. Após o encerramento da produção no Brasil o modelo continou a ser produzido no México – onde já era montado desde a década de 1980 até 2003, quando saiu sua última unidade, hoje exposta em um museu da cidade de Wolfsburg, na Alemanha.
Essa história de sucesso teve início em 1931, com o surgimento da necessidade de um carro pequeno, econômico e de fácil produção. Quando a ideia ganhou popularidade, diversas etapas, testes e protótipos foram criados até o produto chegar aos consumidores. Ferdinand Porsche assinou o contrato que deu início ao desenvolvimento e fabricação do Sedan, nome original do modelo, em 22 de junho de 1934 data que mundialmente se comemora o Dia Internacional do Fusca.
No Brasil, o modelo foi importado da Alemanha entre 1950 e 1959 e recebeu o apelido de Fusca. Estima-se que o modelo teve 21 milhões de unidades vendidas em todo o mundo. 
O Brasil instituiu em 1989 o "Dia Nacional do Fusca" pelo então presidente do Sedan Clube, Alexander Gromow.
Aqui em Santa Maria o evento de comemoração fica por conta o clube "Amigos do Fusca".


Nenhum comentário:

Postar um comentário