10 de mar. de 2011

Fusca dos Famosos - João Gordo

O objeto de cobiça que virou "presente de grego".

Comprado do pai, o Fusca amarelo mal saía da garagem, porque o apresentador não sabia dirigir. "O Fusca foi meu primeiro carro. Um exemplo de poder, liberdade e decepção. Poder por eu ter conseguido comprá-lo, liberdade pelas opções que me oferecia e decepção por eu nunca tê-lo dirigido. Mesmo assim, ele se tornou inesquecível.
Meu pai tinha um Fusca 1973, símbolo do meu desejo juvenil. Era lindo, e ficava ainda mais pelo carinho que meu velho dedicava a ele. Tudo era impecável: o design, a pintura, a lataria, o estofamento... até mesmo o câmbio, com a parte superior acrílica com um belo símbolo de caranguejo.
Quando aquele Fusca saía nas ruas, chamava uma atenção danada, especialmente pela cor amarelo-ovo e o estofamento de pelúcia, que também era amarela, só que na variação 'cocô de nenê'. Era único, um xodó todo preservado. Comprei numa negociação de pai para filho, mesmo não sabendo dirigir (como, aliás, não sei até hoje).
Só que toda aquela empolgação em pouco tempo virou problema, porque como eu não dirigia, o carro passou a morar na garagem. Só saí com ele em duas ocasiões. E eu também não entrava direito no carro. Era complicado colocar 1,68m de altura e quase 200 quilos dentro daquele bibelô. Cheguei até a tentar afastar o banco da frente, mas não deu certo. Então eu falei para o meu pai: 'Ô, velho, para que eu vou querer um carro se eu não consigo entrar nele?'
O resultado é que o tempo foi passando, os pneus murcharam e a pintura perdeu o brilho. Vendi de volta para meu pai. Ainda hoje eu me apaixono se vejo um Fusca pela rua e tenho vontade de voltar a ter um na garagem. Só que agora iria querer um azul ou verde clarinho, tipo ano 50, para deslizar junto com minha esposa (que dirige) pelas avenidas de São Paulo."

Um comentário:

  1. Só podia ser o João Gordo mesmo, o cara é uma figuraça!
    Grande Evandro, parabéns pela criatividade nessas postagens das histórias dos Fuscas dos famosos, muito interessante!

    Galera!
    Na sexta teremos Aventuras do Fusca no FDR, fiquem ligados..

    abraço e sucesso

    Henrique/FDR

    ResponderExcluir