17 de fev de 2011

Estilo "German Look"

A origem dos "German-Look" se baseia na tendência alemã dos anos 70 em diante(de forma mais ostensiva, já que pontualmente isso já ocorria desde os 50...) em tornar os Fuscas, carros compatíveis com as velocidades imprimidas nas autobahnen, já que 160km/h ou mais, como velocidade de cruzeiro de tantos outros carros tornava o besouro sinônimo de algo lento a ser transpassado. Os alemães nada fazem puramente por estética, tudo segue a regra da função e forma nascendo juntas.


Daí a associação com acessórios Porsche foi quase como uma equação previamente resolvida. Lembremos que a similiaridade entre componentes dos dois carros sempre foi grande, partindo da 356 pré A que tinha mais de 50% de itens mecânicos absolutamente iguais, passando pelos B e C que já não conservavam a mesma carcaça de motor, mas ainda sim muitos itens eram intercambiáveis, sem contar suspensões, freios, etc. e finalmente chegando nos 911 de 64, que tinha soluções aprimoradas já um pouco mais distantes mesmo dos Fuscas Mcpherson que estariam a surgir, mas mesmo assim poderia facilmente ceder itens como peças de acabamento e conforto, freios e rodas por exemplo.


Logo surge a 912(1965-1969) que com a configuração 4 cilindros boxer herdada com pouca mudança pela 914(1969-1976) reaproxima o grau de "parentesco" que parecia estar se perdendo, sem contar que eram Porsches mais "baratos". Claro que de início isso pouco ou nada representava aos donos de besouros descontetes com desempenho pois o "barato" ainda era "caro", mas 10 anos depois a coisa começa a despertar algo na mente dos mais aguçados...


Pouco a pouco a cultura foi se espalhando de maneira a tornar a prática de transformar um fusca num carro rápido e também seguro, comum não só entre aficcionados. Daí a grande diferença para a cultura americana por exemplo, pois por vezes tais carros alemães podiam estar equipados com mecânicas fortes e seguras mas desprovidos no entanto de tanto apuro estético.


Creio que desde sempre foi comum prover tais carros com acessórios de outras marcas também como Mercedes e Bmw, porém pouco se intercambiava e quase tudo teria de ser adaptado, então a relação com peças Porsche ou mesmo Vw de modelos modernos, tornou-se quase regra para um German Look.


Numa corrente paralela seguia a linha dos fuscas preparados para corridas que num certo momento começou a se aproximar do estilo mencionado até aqui, tanto é que hoje na Alemanha o estilo chamado "Race Look" nada mais é do que um German preparado com gaiola, extintor, bancos concha, etc.


Com o avanço dos anos a necessidade cedeu lugar para a excentricidade de alguns e paixão de tantos outros que mantiveram a chama acesa da cultura, mais do que isso, aprimoraram de tal forma a equiparar-se com o grau de perfeccionismo dos Cal-Looks (apesar destes terem sua origem/concepção totalmente diferentes). Por falar nisso é bom mencionar que os German ganharam também um nicho considerável na preferência norte americana por customização, lá eles levam a sério essa questão da pureza do German, talvez até mais do que na própria Alemanha.

Conclusão, um German pode partir de qualquer fusca de qualquer época, nacionalidade, suspensão e tipo de carroceria. A premissa básica é o ganho expressivo de potência aliado a segurança e dirigibilidade. Na carona vem o estilo e o apuro estético que como já dito "pedem" para que seja Porsche, mas há exceções. Na maioria dos casos se vê os exemplares seguindo alguns preceitos do início da tendência, com tudo do bom e do melhor, mas sem extrapolar certos limites. Rodas de 20" com pára-lamas de plástico do dobro da largura original, bem como alteração de contornos de carroceria são intervenções que tornam o veículo um "Custom-Look", fora do conceito alemão.


Muitas vezes tais caracterizações(German) podem ganhar implementos e acessórios segundo a época da carroceria, ou seja acessórios de 356 num fusca mais antigo, de 911 num mais novo. No entanto a mescla de épocas, sem exageros, é observada na tendência atual alemã também. Nunca esquecendo freios, suspensões...

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