7 de jan. de 2011

Presente da Natureza!

Você percebe alguma semelhança entre o "Aventureiro" e o Morro lá no fundo?


Este é o Morro do Botucaraí, também chamado de Cerro do Monge e por alguns Morro do Fusca.
Este carro é tão querido que até a mãe natureza o presenteou com esta bela paisagem.

Ao passar pelo município de Candelária na última semana, quando voltava de Santa Maria, não pude deixar de parar e registrar este momento para mostrar aqui no blog. 
O Morro do Butacaraí é considerado o ponto isolado mais alto do Rio Grande do Sul, conhecido também como o Santo Cerro. Para lá acorrem peregrinos em épocas de sexta-feira santa, páscoa e Natal.
O Cerro Botucaraí é formado por dois tipos de rocha, basalto e granito. Esse fenômeno aconteceu graças a erosão.




A Lenda do Morro Botucaraí

Conta a lenda que por volta do ano de 1850, um grupo de adolescentes resolveu escalar o morro e acampar no seu topo. Sairam bem cedo e o dia estava muito bonito. Começaram a escalar o morro, quando estavam mais ou menos na metade da escalada um deles disse ouvir passos, pensaram eles que fosse mais alguém escalando o morro e prosseguiram. De repente o tempo foi fechando e sem nenhuma explicação começou a chover muito forte. Como o grupo não podia voltar subiu até o topo pra esperar a tempestade parar. Quando chegaram no topo, algo mais terrível aconteceu. Na caverna que ficava no topo os garotos procuraram abrigo e ficaram até a noite lá esperando incansavelmente a tempestade passar. Quando amanheceu só um dos garotos estava na caverna. Os outros haviam sumido misteriosamente. Conta a lenda que esse garoto que ficou sozinho, ficou no topo do morro procurando seus amigos e nunca os encontrou. Toda cidade fez buscas pelo morro e nunca encontrou os outros garotos. Esse garoto sobrevivente ficou tão transtornado que nunca mais desceu do morro e se tornou o lendário monge do morro Botucaraí. Ele jura que as noites seus amigos desaparecidos visitam ele no topo do monte.

3 comentários:

  1. Impressionante. A semelhança é demais.Quanto a história dos garotos tbém muito emocionante.Valeu Aventureiro.Abraço.Toninho

    ResponderExcluir
  2. Bem legal!
    Percebi que nessa viagem você trocou o escapamento né?
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Grande Evandro, feliz 2011 p/ você e todos que acompanham o Aventuras do Fusca....
    Quer dizer que em mais uma aventura sua e do aventureiro rolou até aula de Geografia e história..hehehe
    Gostei, sem contar o desenho do morro que imita o perfil de um Fusca!

    Grande abraço

    Henrique/FDR

    ResponderExcluir