13 de jul. de 2010

Passeio em Itapuã - Zona Sul de Porto Alegre

Andar de Fusca sempre é um grande prazer, assim como apreciar as maravilhas da natureza, por isso fica registrado aqui o passeio que fizemos até a Reserva Estadual de Itapuã, um refúgio da natureza de beleza explendorosa situado a poucos quilometros da capital gaúcha.








O Parque Estadual de Itapuã, localizado em Viamão, a 57 quilômetros de Porto Alegre, é uma unidade de conservação de proteção integral e guarda a última amostra dos ambientes originais da Região Metropolitana da capital gaúcha. Além de receber o público, a unidade de conservação tem como objetivos a conservação da biodiversidade, a pesquisa científica e a educação ambiental.
Olha só quem apareceu por lá! O "Graxaim", um dos animais simbolo do Rio Grande do Sul. O Graxaim ou Sorro é um mamífero carnívoro encontrado nos campos úmidos do Rio Grande do Sul. Tais animais chegam a medir até 1 metro de comprimento, com pelagem cinza amarelada, o alto da cabeça marrom ferrugíneo, orelhas grandes e focinho afilado. Também são conhecidos pelos nomes de graxaim-do-campo, guaraxaim e sorro. Seus hábitos são crepusculares e noturnos, quando perseguido refugia-se em ocos e buracos de tatu, e pode até se fingir de morto em algumas situações.

4 comentários:

  1. Belo fusca o seu! Parabéns!

    www.oldersbahnvolks.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Já fui acampar com o gonzo em itapuã, fomos em dois fuscas e a noite ainda..hehe

    ResponderExcluir
  3. Pedro Viegas28/07/2010, 05:54

    Grande, Evandro. Aliaste o prazer do fusca com o prazer de estar em meio à bela natureza do Parque de Itapuã. Pois te digo que acampei lá em 81 com um fusquinha 69, verde, na praia do Araçá, em ótima companhia (se é que me entendes). Era feliz e não sabia. Ao sair, atolei num riacho. Tive que tirar as rodas prá bater nos discos e fazer cair o barro e a areia. Grandes tempos aqueles. Quando fores novamente, me convida. Podemos ir em caravana, tipo "passeios de fim de semana com a família". Há tempos quero levar meu guri lá, de quatro anos lá, pois ainda não conhece. Tomara que o governo Ieda não entregue o local para a iniciativa privada e mantenha o excelente trabalho que o Olívio fez lá. Bela foto do graxaim. Grande abraço. Pedro Viegas.

    ResponderExcluir
  4. Conheçer novos lugares nao tem preço e ainda mais de fusca a viagem se torna mais divertida e interessante.Parabens pelo fuscão ainda quero ter um igual.

    ResponderExcluir